10 coisas para se encantar em Praga

Amanda é nossa convidada hoje e nos traz de presente esse relato sobre sua viagem à Praga e conta pra gente 10 coisas para se encantar em Praga. Tem como não se apaixonar?

Eu não sabia muito bem o que esperar de Praga. Tinha certeza que seria uma bela cidade, com um idioma indecifrável para nós. Tirando isso, me baseava nos pontos turísticos que lia nos guias e blogs de viagem. Antes da de chegar lá, fiz uma lista de todos os lugares que queria visitar. Marcamos presença em praticamente todos eles (e ainda em alguns mais), então vamos às 10 coisas mais encantadoras neste lugar que, sem dúvidas, ganhou nosso coração.

10 coisas para se encantar em Praga

10 lugares para se encantar em Praga

Ponte Carlos

1. A Ponte Carlos:

A construção dessa linda ponte começou em 1357, no reinado do visionário rei Carlos IV e passa por cima do Rio Vltava. Hoje, é um dos pontos mais populares dos turistas que chegam à Praga. Nos encantamos com tantas pessoas atravessando a ponte, além dos vários artesãos, músicos, caricaturistas e outros artistas que dão o clima livre, leve e solto ao lugar.

10 coisas para se encantar em Praga

Ponte Carlos – Detalhe

Nos 621 metros de extensão, ainda se pode conferir diversas estátuas religiosas de estilo barroco, que foram colocadas lá em 1700 (atualmente, réplicas).

10 coisas para se encantar em Praga

2. Passeio no Rio Vltava

O rio, que em português chamamos de “Moldava”, já teve vários filmes famosos ambientados em suas águas, por ser um país bem mais barato em relação a outros na Europa. Por exemplo, Cassino Royale, Missão Impossível e As Crônicas de Nárnia. Os turistas podem fazer passeios nos barcos que levam pelas águas do rio e ainda dão um lanchinho: cerveja tcheca e sorvete. O que mais poderíamos querer, não é mesmo?

10 coisas para se encantar em Praga

Trdelnik

3. A culinária

A culinária tem algo de exótico, sim! O “trdelnik” é um pão enrolado em um pedaço de madeira que fica assando aos pouquinhos sobre a brasa. Ele é envolto com açúcar, canela e lascas de amêndoas. Uma delícia! E o aroma pode ser sentido na cidade inteira, pois sempre há uma barraquinha com estas maravilhas.

10 coisas para se encantar em Praga

Cervejas em Praga

10 coisas para se encantar em Praga

Todo mundo comenta que as cervejas tchecas são mais baratas que água. Posso dizer que SIM, são mesmo! E ainda por cima, são SENSACIONAIS, saborosíssimas! No supermercado, você paga menos de UM EURO e leva uma cerveja de qualidade infinitamente superior às nossas aqui no Brasil. Tá bom, ou quer mais?

10 coisas para se encantar em Praga

Golden Lane

4. O Castelo

Uma das construções mais importantes da cidade, o Castelo de Praga envolve diversos espaços históricos, cujas entradas podem ser compradas em pacotes mais simples ou mais completos. Por ser tão vasto, é considerado o Maior Castelo do Mundo pelo livro de Recordes da Guinness e Patrimônio da Humanidade, pelos 1000 anos de história. E é uma boa caminhada para conhecer tudo. Tem a famosa Catedral de São Vito (cuja construção demorou 600 anos para ficar pronta), a Basílica de São Jorge, as Galerias do Castelo com as Joias da Coroa e a Golden Lane, uma rua cheia de casinhas coloridas onde moravam os antigos funcionários do castelo. Até Kafka morou por 22 anos em uma delas! É tanta coisa legal pra ver, que eu poderia escrever vários posts só sobre o castelo!

10 coisas para se encantar em Praga

10 coisas para se encantar em Praga

Zoológico de Praga

5. O Zoológico

O Zoo de Praga foi premiado como um dos melhores do mundo, inclusive pelo ótimo tratamento aos animais. É um lugar enorme, que vai do pé ao topo de um morro. Quem tem preguiça de subir tanto, pode pegar um teleférico para chegar lá em cima. Uma das coisas mais incríveis deste Zoo é a ala dos morcegos. Eu fiquei apavorada, pois dentro do local escuro, os animais ficam soltos. Isso mesmo, voando, soltinhos da silva acima da sua cabeça! Quase todos os animais ficam meio soltos, você entra de verdade no habitat deles. Sem dúvidas, um lugar para se conhecer!

10 coisas para se encantar em Praga

Igreja de São Nicolau

6. A igreja de São Nicolau

Se tem uma coisa que eu vi aos montes na Europa, foram IGREJAS. E se tem uma igreja que marcou meu coração, foi a de São Nicolau. É um santuário com mais de 300 anos e cuja arquitetura é de cair o queixo. Barroca e tomada por ouro e uma espécie de mármore róseo, a visão interior do espaço é celestial. Mozart tocou diversas vezes nesta igreja e atualmente, à noite, ela traz concertos da Orquestra de Cordas de Praga.

10 coisas para se encantar em Praga

Nossa anfitriã

7. As pessoas

Todos os tchecos que conhecemos são gente boa. Especialmente a nossa host, Božena Vítková, uma senhora querida, prestativa e cheia de sorrisos (junto ao Bart, seu cão e fiel amigo). Alugamos um belo quarto no apartamento dela (via Air BnB) e, sinceramente, nos sentimos em um hotel! É um povo muito simpático, que fala inglês tranquilamente e está sempre pronto para ajudar.

10 coisas para se encantar em Praga

Absinth Shop

absinth_shop2

8. A Absinteria

São várias Absinth Shops em Praga. Fomos provar um pouquinho da bebida verde que tem 90% de álcool na composição. Dentro dessas lojinhas, tem de tudo, desde sorvete de absinto até a bebida contendo extrato de Cannabis. A bebida é preparada no estilo tcheco, uma tradição cujo roteiro demora mais ou menos 5 minutos ficar pronto. (Não se esqueçam de comer algo junto com a bebida!).

10 coisas para se encantar em Praga

Relógio Astronômico

9. Orloj

O famoso relógio astronômico de Praga é envolto por muitos turistas à espera do espetáculo que acontece a cada 1 hora. Instalado em 1410 ele é o relógio mais antigo deste tipo ainda em funcionamento! Mostra o calendário, os signos do zodíaco, as estações do ano… Difícil mesmo é ver a hora! A cada 60 minutos, as estátuas que fazem parte da obra se movimentam e nas portinhas acima do relógio, imagens de santos passam para dar um “olá” aos visitantes. Uma linda atração!

10 coisas para se encantar em Praga

Estação de Metrô

10. O transporte

Outra tranquilidade de Praga. O transporte é pago por meio de uma máquina (com moedas), de onde sai o seu ticket. Você pode comprar o tempo de transporte que precisar, por exemplo, um ticket de 30 minutos. E este, pode ser usado para trem, ônibus e metrô, disponíveis praticamente 24 horas por dia!

Delícia de viagem, Amanda e obrigada por compartilhar conosco!

Leia aqui no blog mais viagens à dois.

8 Comments:

  1. Pingback: Praga: 10 razões pra se encantar | Mezzo Mondo - RSbloggers

  2. Desde que meu pai foi fazer uma maratona em Praga, e não parava de me mandar fotos, choro de vontade de conhecer….Quem sabe um dia! :)

  3. Todo mundo que conhece Praga acha o máximo, eu estive tão pertinho, em Budapeste e não fui, mas em uma próxima faço questão de conhecer. Ótimas dicas, justificam o título do post.

  4. Ai, Praga é um sonho né? Acho a cidade encantadora. E que delícia de post. Amei!

  5. Claudia, Praga é realmente uma cidade incrível. Amei passear pela Ponte Carlos, tem muita gente circulando a qq hora. Fiquei apaixonada pela cidade.

  6. Praga é uma beleza mesmo. Adorei o post. Parabéns

  7. Muuuito obrigada pela oportunidade Clau! Tu és sensacional! É um prazer trazer esses relatos pra ti. Conta sempre comigo!

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*