7 Dicas para Visitar Museus com Crianças

Museu Dali em Saint Petersburgo

Museu Dali

Para celebrar a #MuseumWeek a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – RBBV, está promovendo uma blogagem coletiva sobre o museu preferido de cada um.

Museu com Crianças

Memorial do RS

Eu adoro museus! Acredito na força da divulgação cultural, na preservação da história e da arte como expressão de nosso povo, então toda vez que viajo procuro visitar os museus da cidade onde estou.

Museu de Belas Artes no Chile

Museu de Belas Artes – Santiago do Chile

Sendo assim, fica bem difícil pra mim escolher um museu preferido. Não consigo! Seriam tantos que a lista ficaria enorme. Resolvi então fazer um post resumindo em 7 dicas a nossa experiência em levar as meninas a museus. Lembrando que temos 2 meninas, a Juju com 4 anos e a Manô com 8.

Usina do Gasômetro em Porto Alegre

Usina do Gasômetro – POA

A idéia surgiu de uma conversa com amigas que preferem não levar seus filhos em museus tradicionais, do tipo contemplativos. Elas preferem levá-los somente em museus interativos, onde as crianças possam participar de atividades e entretenimentos diversos. Acho bem fácil entender o porquê da escolha delas. Crianças podem mesmo ficar entediadas e, quando agitadas, podem perturbar o ambiente causando desconforto aos pais e ao público em volta. Filhos, afilhados, sobrinhos enfim, crianças são uma alegria e vê-las apreciar arte e cultura, é um dos grandes prazeres do passeio.

Museus em Key West

Casa de Hemingway

Hoje eu compartilho então 7 dicas para que visitar museus com crianças seja um passeio agradável para toda a família. Preparados? Então saiba que…

Museu do Circo em Sarasota

Museu Ringling

1. Preparação é Ouro

Para tudo, não é? Antes de entrar no museu, as crianças já sabem o que vão encontrar lá. Que tipo de coisas verão, se terão ou não algum entretenimento.  Fale sobre o prédio e sua arquitetura, as obras, a lojinha… Nesse caso eu pesquiso antes e vejo se o museu oferece algum tipo de caça ao tesouro (para quem não conhece, normalmente um panfleto com obras que a criança tem que procurar e marcar no panfleto. Ao final, se achar todas, ganha um brinde). Caso não tenha, eu mesma faço um. Não é difícil, basta um pouco de pesquisa na internet e uma impressora colorida.

Atrações em Saint Petersburg

Museu Dali

Museu de Arte Ringling

Museu Ringling

2. Orientação é Prata

Seja você o guia para seus filhos. Demonstre seu interesse, chame à atenção da criança para as obras, detalhes, cores, tipos de arte. Você não precisa ser entendido (eu certamente não sou!) mas quando olho uma obra eu vejo os detalhes e converso sobre eles com as crianças. Algo do tipo: Você gosta do que está vendo? Acha bonito? Porque? Tem algo aqui que chama mais atenção? Sobre o que você acha que é isso? Você reparou nas roupas, que diferentes? etc… Com perguntas instigantes, você mantém a atenção das crianças, guiando-as entre as galerias e as obras.

 “Mamãe, isso é arte?” Memorial do Rio Grande do Sul

3. Paradas Estratégicas

Quase sempre o museu terá um café ou restaurante. Quando os ânimos começam a se alterar, é uma boa hora para sentar e fazer um lanche. Se eu noto que elas estão muito agitadas, a promessa de uma guloseima logo a seguir costuma fazer milagres.

Castelinho do Caracol – Canela/RS

4. Escute

Ouça as perguntas das crianças com atenção e responda sempre. Se não souber algo, pergunte aos funcionários do museu, recorra aos folhetos ou audio-guias. Se não conseguir uma resposta, anote e pesquise depois. É uma ótima maneira de mostrar que você não sabe tudo mas que está interessado(a) em aprender também, assim como elas.

 Museu de Ciências – Fort Lauderdale/US
Museu Vizcaya – Miami

5. Seja Criativo(a)

Invente brincadeiras, conte histórias sobre as peças, invente se não souber, estimule jogos com as crianças. Algo do tipo, “aqui nessa sala tem um objeto mágico que pertenceu a um rei muito importante. Vocês podem me ajudar a encontrar?” Claro que você já viu antes algo que possa ser utilizado. Dê pistas, faça o “tá quente-tá frio”. Outra brincadeira que as meninas adoram é a de esconder algo de faz de conta. Funciona assim: Escolha um objeto ou algo que aparece em uma tela. Uma maçã, por exemplo, que está retratada em um quadro. Mostre o objeto às crianças e diga: Agora, eu vou esconder essa maçã em algum lugar nessa sala (mas é só na imaginação). Quem adivinhar mais vezes vai ganhar um prêmio no final e pode “esconder” o próximo objeto. Normalmente escolho lugares esdrúxulos, como, embaixo da saia da senhora mais velinha da sala. Ou então, em cima da cabeça da estátua X. Rende boas risadas…

Museu da Criança – Miami/US

6. Valorize a Experiência

Dê a elas uma máquina fotográfica, para que elas mesmas registrem a visita se for permitido (só cuidado com o uso do flash). Dê a elas um bloquinho e sugira que façam um diário desenhando as peças favoritas ou, se já sabem escrever, peça que descrevam o que viram ou sentiram sobre alguma obra. Tire fotos da experiência, delas olhando as obras ou desenhando, compre um livro, postais, souvenirs, algo que você possa utilizar depois para reviver a visita e valorizar os momentos. Aproveite para perguntar as crianças o que elas mais gostaram e porquê.

Juju em Gramado/RS

7. Aprenda com os Erros

Se algo não foi bem, registre mentalmente e aprenda, para na próxima vez fazer diferente. Só não vale desistir! A oportunidade é ímpar de causar impacto positivo na herança cultural de seus filhos, introduzí-los ao mundo das artes, provocar sua imaginação e expandir seus sentidos. lembre-se que crianças precisam ser estimuladas. Você vai ver que, com o tempo, as crianças irão se acostumar ao ambiente de um museu e passarão a apreciar esse tipo de passeio.

Museu do Chocolate – Gramado/RS

Você pode pensar que as dicas acima são somente para quem tem crianças maiores, que já falam e entendem histórias e explicações. É verdade! Mas dá para levar crianças menores também. Acho importante um carrinho para elas sentarem se ficarem cansadas, se forem pequenas (entre 1 e 4 anos). Poderão até tirar um cochilo. Se forem bebês, acho ainda mais fácil. É só mantê-los quentinhos, alimentados e limpos que tudo vai dar certo. Evitar grandes aglomerações também ajuda.

Centro Cultural Usina do Gasômetro – Porto Alegre

Finalmente, uma dica que vale para todos os momentos de uma viagem, em museu ou em qualquer outro lugar: Bom Humor! As crianças podem nos tirar do sério, mas com paciência e bom humor, você vai conseguir tirar de letra qualquer situação. Lembre-se, vocês estão de férias!

Museu de Belas Artes – Santiago/Chile

Em uma ocasião visitamos um Centro Cultural no Chile que tinha uma fila enorme para entrar. Na saída, já fora do prédio, Juju pede para fazer xixi! Eu disse que ali não tinha banheiro, ela deveria ter pedido lá dentro. Ela me olha e diz, “Ah mãe, eu faço no matinho mesmo!”… Foi uma graça só, mas voltei, pedi licença, expliquei e foram bem gentis, me deixando entrar novamente para usar o banheiro. Só precisei mostrar o ticket de entrada. Ufa!

Para ler sobre nossas visitas aos museus retratados neste post, dá uma olhadinha aqui:

Museu Dali
Museu de Ciências
Castelinho do Caracol
Casa de Hemingway
Museu Ringling
Museu da Criança
Museu Vizcaya
Usina do Gasômetro

E você, tem alguma dica para visitar museus com crianças? Conta pra gente aí nos comentários!

Não deixe de ver também os museus favoritos dos blogueiros da RBBV, veja abaixo:

Claudia Rodrigues – Felipe, O Pequeno ViajanteMuseu de Ciência e Tecnologia da PUC

Patricia Tayão – Viajar Hei – Museu Nacional (Rio de Janeiro – RJ)

Adriana Ramos – Sonhando em Viajar!Museu Nacional da História Natural da Quinta da Boa Vista

André Morato – Blog Meu DestinoInhotim

Antonio Rômulo Jr. – Retrip ViagensMuseu de Arte Sacra

Andrea Barros – Do RS para o MundoMuseu Histórico de Veranópolis

Eloah Cristina – Marola com CarambolaMemorial da Resistência de São Paulo

Carmem Batista – O que vi do MundoMuseu do Futebol

(São Paulo – SP)Talita Marchao – Me Deixa Ser TuristaPinacoteca, Estação Pinacoteca, Dops e Museu da Língua Portuguesa

Cristiane Rangel – Pequeno Grande MundoMuseu de Ciências Naturais do Bosque da Ciência – INPA

Jamille Andrade – Rascunhos de FotografiaMuseu do Ceará, MAUC e Museu do Humor

Julia Motta – Quebrei a BússolaMuseo del Holocausto

Thiago Busarello – Vida de Turista – MALBA (Buenos Aires)

Camila Faria – E aí, FériasAmerican Museum of Natural History

(Nova Iorque – Estados Unidos)

Santiago, Chile – Nome: Liliane Inglez – Museu: Museu Chileno de Arte Pre Colombino
http://trilhasecantos.blogspot.com/2015/03/museu-chileno-de-arte-precolombino-em.html

Cynara Vianna – Cantinho de NáInstituto Ricardo Brennand (Recife – PE)

Andrea e Luciano – Malas e PanelasVizcaya Museum and Gardens

Mariana e Augusto – Embarque Portão 5Museo de Las Casas Reales

Francine Agnoletto – Viagens que SonhamosField Museum

Camila Lisboa – O Melhor Mês do AnoTumbas Reales de Sipan

Camila Torres – Colecionando Ímãs – Os Museus de Arte de Brasília

Eloah Cristina – Marola com Carambola
http://www.marolacomcarambola.com.br/memorial-da-resistencia-museum-week-2015/

Europa:

Paula Augot – No Mundo da PaulaMuseu Tate Modern

Heloisa Righetto – Aprendiz de Viajante5 museus não tão conhecidos para visitar em Londres

Carol Pascual – Londres com criançasMuseum of London

Deb Wal – Segredos de LondresNational Gallery

Fernanda Scafi – Tá indo pra onde? – Deutsches Historiches MuseumMuseu Historico Alemao

Nicole Plauto – Agenda Berlim03 museus para visitar na primeira vez em Berlim

Claudia Bömmels – Brasileiros Mundo AforaDeutsches Technik Museum

Natália Gastão – Ziga da ZucaMuseu Judaico

Renata Inforzato – Direto de ParisHotel de Soubise – (Paris – França)

Fabia e Gabi – EstrangeiraMuseu Picasso (Barcelona – Espanha)

Roberta Martins – TerritóriosMuseu Dalí

Ana Cristina – ITALIAna – Galleria degli Uffizi Florença

Deyse Ribeiro – Passeios na ToscanaMuseu Cappella Brancacci

Aline Dota – Descobrindo a Alemanhahttp://www.descobrindoalemanha.com/2015/03/el-de-haus.html

Larissa Andrade – Esto es Madrid, MadridReina Sofía

Fani e Robson – Meu Mundo Por AíMuseo Del Prado

Dalila Barakat – Mil e Uma Viagenshttp://www.mileumaviagens.com.br/mauritshuis-meu-museu-de-arte-preferido-em-haia-na-holanda/

Simone Betoni – O Guia de MilãoCasa Museu Boschi di Stefano

Solange Spiess – No Mundo com a GenteMuseu Casa de Rembrandt

Alexandra Aranovich – Café Viagem – Museu Casa Cailler e Museu do Chocolate (Broc, Suíça)

Poliana Cardozo – Comendo Chucrute e SalsichaMuseu de Belas Artes de Sevilha

Luciana Rodrigues – Turismo em RomaMuseu da Emigração Italiana

Adriana Lima – Da Porta Pra Fora – http://www.daportaprafora.com/2015/dox-museu-arte-contemporanea-praga-museum-week

Renata Rocha Inforzato – Direto de Paris –http://diretodeparis.com/hotel-de-soubise-o-palacete-que-virou-arquivo-e-museu/

Diversos:

Pedro Richardson – Travel With Pedro – Museu Amna Suraka (Sulaymaniyah – Iraque)

Mirella, Oscar, Martinha e Carina – ViajotecaTe Papa de Wellington

Thaissa Chagastelles – Viagem com a ThatháAuckland Museum

Virna Mitrogiannis – Uma Brasileira na Grécia5 museus para se visitar em Atenas

Cyntia Campos – A Fragata SurpriseMuseu da Acrópole

Marina Vidigal – Ideias na MalaAngkor National Museum

Nívia Guerra – Viagens Invisíveis5 Museus Palácios no Marrocos

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

Um Comentário:

  1. Parabéns pelo post. Super útil e lindo!

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*