Andorra


Essa dica é de Rodrigo Rattay, que visitou Andorra para praticar snowboard em Fevereiro de 2009.

Andorra é um principado que se encontra nos Pirinéus e faz fronteira com a França, ao Norte, e com a Espanha, ao Sul. Durante várias décadas, Andorra foi um principado pobre e isolado, mas tudo mudou a partir da II Guerra Mundial. Sua capital chama-se Andorra la Vella e é o sexto menor país da Europa, atrás somente de Malta, de Liechtenstein, de São Marinho, de Mônaco e do Vaticano.


O pequeno principado ocupa 464 quilômetros quadrados do território montanhoso dos Pirineus e possui uma população de pouco mais de 660 mil habitantes. É conhecida por ser um paraíso livre de imposto, ótimo para compras e também por suas estações de esqui. A paisagem de Andorra é caracterizada por uma série de lagos escondidos no meio das altas montanhas, onde um dos percursos mais conhecidos é o que conduz a Cercle de Pessons e ao seu conjunto de lagos, passando por algumas bonitas igrejas românicas como a de Sant Martí, em La Cortinada e por aldeias rurais bem pitorescas.


Andorra possui duas áreas formadas pela união de várias estações de esquí:
Grandvalira: Surgida da fusão de Pas de la Casa-Grau Roig e Soldeu-El Tarter.
Vallnord: Surgida da aliança entre as estações de esquí de Pal, Arinsal e Ordino-Arcalís.

(Soldeu-El Tarter)

Uma curiosidade é que a população de Andorra é a que tem a maior expectativa de vida no mundo, com média de 83,52 anos. A língua nacional é o catalão, mas a maioria dos habitantes fala espanhol, francês e, alguns, português.

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

4 Comments:

  1. Pingback: Ibiza e Barcelona

  2. Muito legal Ângela e Werner, obrigada pelos comentários e sugestões!

    Beijos

  3. Andorra é muito legal mesmo.
    Eu estive lá por um dia apenas, quando eu e a Gio fomos visitar minha irmã que mora em Tarragona, Espanha.
    Não consegui esquiar por causa do pouco tempo, mas fizemos ótimas compras e também curtimos MUITO o "Caldea Club". O Caldea é um centro de entretenimento, com Spa's, piscinas, saunas, lojas, etc. As piscinas térmicas, com vários ambientes, tanto internas como externas e com ligações entre os dois ambientes tudo pela própria piscina é algo que realmente valeu a pena ter conhecido. Segue o link com mais informações do lugar. http://www.hola-andorra.com/arinsal/english/caldeagb.html.

  4. Eu fui, a cidade é um amor, as compras valem a pena e as estações de esqui são o máximo. Deu saudade!

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*