Aparados da Serra – Itaimbezinho

Itaimbezinho

Itaimbezinho

Em nossa última visita aos Aparados da Serra, em Maio, fizemos uma trilha de contemplação no Parque do Itaimbezinho. Foi uma visita guiada, combinamos tudo na pousada Morada dos Cânions onde estávamos hospedados com mais 2 casais de amigos.

20150501_130246

O passeio sairia da pousada as 9:00 da manhã e tinha previsão de durar 5 horas. Optamos por comprar o lanche que era um kit com sandwiche, suco, barra de cereal e uma fruta. A idéia era fazermos um picnic lá no parque antes de terminar o passeio. O kit custou 15,00 por pessoa.

IMG_5082

São 12 km da pousada até a entrada do Parque do Itaimbezinho, por uma estrada de chão bem ruinzinha. Fomos devagar então levamos uns 40 mins para chegar lá. O passeio que custou 40,00 por pessoa já incluía a entrada do parque mas pagamos o estacionamento (5,00).

Maquete dos Aparados da Serra

Maquete dos Aparados da Serra

Assim que chegamos fomos direto até a sede do parque onde a guia nos mostrou uma maquete da região com os principais cânions. Ali ela nos mostrou o trajeto que faríamos naquele dia e também no dia seguinte (trilha do Malacara).

IMG_5093

A sede tem banheiros e uma pequena infra para picnic mas não restaurante ou lancheria ali. É preciso trazer seu próprio lanche. Ao lado da sede uma curiosidade: um pequeno círculo de pedras delimita uma área onde é possível falar e ouvir sua voz através de um efeito sonoro diferente, parece um eco. Mas só funciona se você estiver bem no centro do círculo, olhando para a mureta (de costas para a sede) e falar alto.

IMG_5095Dali seguimos para a Trilha do Vértice, que leva até a cascata do véu de noiva. A trilha é bem fácil e plana, sem nenhuma dificuldade.

IMG_5108 IMG_5121

Dali, voltamos em direção à sede para seguir por outra trilha, a Trilha do Cotovelo, também de fácil acesso que contorna o cânion e leva até o outro lado do parque. O caminho aqui é um pouco mais longo, mas é plano e bem tranquilo. Dá perfeitamente para levar crianças.

IMG_5128 IMG_5133 IMG_5180

Paramos em um mirador para observarmos a garganta do cânion, com o rio passando lá embaixo.

IMG_5143 IMG_5149

Seguimos a trilha até chegar ao ponto mais alto, onde paramos para fotos, contemplação e para o picnic.

IMG_5163 IMG_5139

Voltamos pelo mesmo caminho, sem nenhum contratempo. A guia pediu que levássemos os saquinhos de lixo conosco pois os caminhões demoram muito para vir até aquele ponto recolher o lixo.

Gostamos muito do passeio no Itaimbezinho, foi bem tranquilo e adequado para quem não quer fazer muito esforço mas quer ver essa natureza exuberante dos cânions do sul do Brasil. Nosso próximo passeio será no Cânion Fortaleza!

Veja nossa experiência com as gurias junto, aqui. E para ler sobre nossa trilha no cânion Malacara, veja aqui.

Já foi lá? Tem alguma dica? Conta pra gente aí nos comentários.

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

Um Comentário:

  1. Imperdivel. A natureza foi pródiga!

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*