Café República Muito Prazer

A Calçada do Café República

A Calçada do Café República

Falar do Café República é um prazer e uma tortura… calma, eu explico! Impossível pensar sequer no Café e não lembrar das delícias que ficam martelando nossa memória como aquela música que não sai do ouvido.  Só de lembrar do Cappuccino com Nutella, uma das especialidades da casa, a boca saliva. Imagina ver isso assim, na tua frente?

Cappuccino com Nutella

Cappuccino com Nutella

Hario V60

O cardápio é bem diversificado e traz alguns cafés especiais que dão um toque a mais ao local. Outro dia experimentei o café Hario V60, na companhia da minha amiga Janile, do blog A Economista de Batom. Nos encontramos no Café República e logo escolhemos experimentar essa novidade. O Hario V60 é feito com um equipamento diferenciado, tipo uma chaleira com bico bem comprido e fininho (bico-de-ganso). A água é então liberada lentamente no filtro com o café, permitindo o controle do fluxo e a velocidade com que ela cai. O filtro, por sua vez, com formato de cone permite que a filtragem seja por igual e não deixa que o fluxo de água encontre qualquer tipo de obstáculo. O processo todo garante um café limpo, leve, saboroso e sem vestígios destacando as qualidades da bebida como doçura, acidez, corpo e balanço. A atendente sugeriu que provássemos o café nos estágios quente, morno e frio e, muito importante, sem açúcar ou adoçante. Realmente, o sabor fica muito evidenciado e com uma alteração sutil conforme a bebida vai esfriando.

Hario V60

Hario V60

Hario V60 no Café república

Café leve e suave

O processo todo está descrito no menu, mas eu prefiro a explicação dada pelas meninas que atendem. Elas parecem experts, explicam todos os detalhes, respondem as perguntas com aquela paciência e alegria que só quem curte o que faz consegue transmitir. Outra característica marcante no Café República: a simpatia contagiante das atendentes aliada a um cuidado com os clientes. Em nenhuma das vezes que fui ao Café vi qualquer sinal de cara feia ou stress. E olha que já fui em dias que estava lotado de gente! Mas o bom humor rola solto por lá…

Quadro na entrada do Café Republica

Sofá e parede

 

 

 

 

 

 

Eurico Albrecht é o barista e o idealizador do Café. Sempre antenado, em setembro passado Eurico viajou para conhecer as fazendas de café do Espírito Santo e conhecer a cooperativa dos cafeicultores de lá. Ele e sua mulher Kerlen vivem arquitetando eventos, idéias criativas e colaborativas que conquistam os corações dos clientes. Um exemplo disso são os cartões postais que estão lá no Café. Qualquer cliente pode escrever o postal e eles colocam no correio e enviam ao destinatário… junto com um mimo e um bilhetinho escrito à mão! Outra ideia genial é o Projeto Escreva. Um caderno lá no Cafe onde podemos escrever e deixar registrado um poema, uma frase, uma história…deixamos um pedacinho de nós e eles publicam na página do Facebook junto com outros conteúdos bacanas e inspiradores.

Projeto Escreva

Projeto Escreva

Cartões Postais do Café

Cartões Postais do Café República

Quer mais? Agora inventaram uma parceria com 3 outros cafés da cidade: Cliente Infiel… funciona assim, visite sua cafeteria do 💜 e receba um CARTÃO INFIDELIDADE e uma “carimbada”. Cada escapadinha que você der nas demais cafeterias vale um carimbo. Ao visitar as quatro cafeterias você terá quatro carimbos diferentes, completando o quarteto.  O cartão preenchido dá direito a um café Aeropress em qualquer uma delas. Pode isso? Coisa mais querida! O meu já tem uma carimbadinha, claro.

20151127_091120 20151127_091124

Tanto carinho aliado a produtos diferenciados só podia ter reconhecimento especial. Este ano o Café república foi eleito como o Melhor Café de Porto Alegre pela revista Sabores do Sul.

Premio revista sabores do sul

Prêmio Revista Sabores do Sul

Mas deixa eu falar mais um pouco das delícias… já que provei algumas, quero contar aqui também. Delícias como o cheesecake de frutas vermelhas, a torta de banana, o bolo de limão siciliano e iogurte natural, da Olívia Bolos Caseiros, o bolo de cenoura com calda de chocolate, o bolo sem lactose de abobrinha e castanhas, a torta salgada de alho-poró são alguns exemplos, entre tantos outros… não é uma tortura?

Torta de Banana (foto @LisaRoos)

Torta de Banana (foto @LisaRoos)

Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Cheesecake com Frutas Vermelhas

Cheesecake com Frutas Vermelhas

Bolo de Limão Siciliano

Bolo de Limão Siciliano

E para fechar com chave de ouro, o chá gelado com frutas é de chorar de tão bom… talvez só o Sangria Tea para bater, um para os dias quentes e o outro para os dias frios. O Sangria Tea é uma infusão de maçã, beterraba, laranja e hibiscus dos deuses, além de lindo de ver. Ontem mesmo fui lá com as amigas Cátia e a Fabiane e pedi o chá gelado, o café, o cheesecake,… e lá se foi a operação verão!

Chá gelado

Chá Gelado com Torta de Alho-Poró

Passeando pela cidade baixa não deixe de visitar minha cafeteria em Porto Alegre favorita. Se tiver sorte, sente no sofá, abra um livro e curta o astral vibrante e contagiante do ambiente. A energia transborda por todos os poros ali.

Café República

Café República

Café República

Endereço: Rua da República, 38
Cidade Baixa – Fone: 051 3573-8177
Aberto de Terças a Domingos, das 09:00 às 20:00

**Algumas fotos foram fornecidas e autorizadas pelo Café República

Quer ver outros cafés e padarias na cidade? É só clicar aqui. Tem outros cafés bacanas para recomendar? Deixe aí nos comentários e nós vamos até lá. Para ver dicas de atrações em Porto Alegre, clique aqui.

Para ficar por dentro das novidades basta segui nossas redes sociais clicando nos botões aí embaixo.

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*