Casa de Cultura Mario Quintana – História, Jardins e Cultura

Casa de Cultura Mario Quintana

Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana ocupa um lugar muito especial no meu coração e na minha vida. Já contei aqui no blog (neste post aqui) que foi lá que conhecei o marido e sempre que posso eu visito o antigo Hotel Majestic.

IMG_3674

Além do prédio lindo, o centro cultural abriga um sem número de atrações que vão desde galerias de arte, cinema, teatro, bibliotecas até um jardim no quinto andar que é um verdadeiro refúgio no centro da capital gaúcha.

IMG_3684-001

Pois foi justamente para conhecer o tal jardim (Jardim Lutzemberger) que eu e o marido resolvemos visitar a CCMQ semana passada. OK, também aproveitamos para tomar um café e namorar um pouco no local onde nos conhecemos, claro!

Café Santo de Casa

Café Santo de Casa

IMG_3680-001

Fomos primeiro ao Café Santo de Casa, no último andar, onde tomamos um “São Sebastião”, um pingado com espuma de leite delicioso, enquanto relembrávamos o passado. O dia estava lindo, límpido e ensolarado e a vista para o Guaíba estava impecável. Não ficamos para o por-do-sol mas posso bem imaginar o deleite.

Café São Sebastião

Café São Sebastião

IMG_3679

A CCMQ conta com 2 jardins, 2 bibliotecas, localizadas no 3º e 5º andares (A biblioteca Erico Veríssimo, especializada em Literatura e Artes e a biblioteca Lucília Minssen, especializada em literatura infanto-juvenil), 7 espaços de exposição artística, 3 salas de cinema, 2 teatros, oficinas de artes, entre outras salas culturais. No quinto andar também fica a brinquedoteca que é um lugar ótimo para as crianças até 7 anos de idade:

IMG_7345 IMG_7342

Fotos do Jardim Lutzemberger no quinto andar:

IMG_3685-001

Jardim Lutzemberger com as banheiras do antigo hotel

IMG_3689-001 IMG_3696-001

No segundo andar da ala Leste fica o Quarto do Poeta Mario Quintana, reconstruído fielmente através de móveis e objetos do ilustre morador do Hotel Majestic, onde morou até 1980. Estava em reformas e não foi possível visitar o quarto dessa vez.  Voltamos lá e visitamos o quarto do Poetinha:

Quarto do Poeta Mário Quintana

Quarto do Poeta Mário Quintana

IMG_7351

Saguão da CCMQ

Saguão da CCMQ

Mario Quintana morreu com 87 anos, em 5 de maio de 1994, publicou mais de 20 livros e além do imenso carinho do povo gaúcho pelo seu querido poeta, a homenagem feita a ele através da Casa de Cultura que leva seu nome ajudou a consolidar seu nome como um dos ícones da cultura gaúcha.

Galeria Xico Stockinger

Galeria Xico Stockinger

IMG_3667-001

Recomendo muito para quem visita ou passeia pelo Centro Histórico de Porto Alegre. Melhor ainda se unir aos outros passeios que recomendamos aqui junto com várias opções de cafés deliciosos pela cidade (aqui). Porto Alegre é demais!

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

3 Comments:

  1. Um lugar histórico e charmoso. Marco de nossa cidade.

  2. Faz um tempinho que não passo algumas horas por lá, curtindo o lugar, sem pressa. O jardim está um charme, não? Seu post me deixou com saudades do Café! BjO!

    • Realmente um charme Paula! Eu não conhecia pessoalmente e adorei. Sempre bom saber de lugares assim na cidade. 😉
      Obrigada pela visita!

      Beijão

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*