Castelinho do Caracol – Para visitar e comer Apfelstrudel

Na estrada que leva ao Parque do Caracol em Canela, no Km 03, uma casa antiga, de madeira, chama à atenção dos visitantes que por ali passam. O jardim bem cuidado e a arquitetura peculiar já valeriam a visita. Mas a casa chamada carinhosamente de O Castelinho do Caracol é um pequeno museu que mostra como era o estilo de vida no início do século passado.

 

 

Construída entre 1913 e 1915 por Pedro Carlos Franzen, em madeira de araucária, típica da região e sem pregos, a casa permanece mobiliada e guarda em seus cômodos, peças de vestuário, objetos diversos de decoração, utensílios e até brinquedos.

 

 

No nosso caso o castelinho tem um atrativo a mais… faz parte da história da família! A tia Gerda Bins Franzen, nossa tia-avó, casou-se com Fernando, filho do Sr. Franzen e morou na casa por alguns anos, antes dela virar um museu aberto à visitação. Ainda viva, hoje ela mora em Fortaleza e tem muitas histórias pra contar! No andar térreo tem uma parede com fotos e páginas de álbuns da família.

 

A casa serviu de cenário para filmes e tem um entorno também muito bonito. As meninas amaram correr pelo jardim, ver a fonte, as flores e brincar com os objetos antigos de debulhar milho, fazer farinha…

 

Um rio passa atrás da casa e a mata típica da região enfeita ainda mais o passeio. Mas o melhor de tudo está na antiga cozinha, preservada na forma de salão de chá. Ali, junto à lojinha, mesas acolhedoras e a melhor apfelstrudel da cidade.

 

Eu sou louca por essa iguaria alemã e a receita do castelinho é imbatível! Feita sem farinha, a massa da torta tem somente maçãs e especiarias. Servida com ou sem nata batida fica perfeita com um chá de maçã. Nós nos esbaldamos enquanto nos divertíamos com a coleção de relógios cuco na parede.

A entrada é paga, 10,00 R$ por adulto, mas você pode pedir um cupom no balcão do hotel ou pousada que faz a visita ficar de graça. Aproveite para levar umas lembrancinhas como os biscoitinhos de mel enfeitados.

Pit Stop muito delicioso para quem visita o Parque do Caracol ou simplesmente está buscando um passeio gostoso pela região.

Veja o post sobre o Le Jardin, o parque de lavandas em Gramado aqui.

Para saber mais sobre o Castelinho, visite o site oficial aqui.

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

Um Comentário:

  1. Pingback: Ecoparque Sperry em Canela - As Passeadeiras

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*