Everglades City – Volta ao Passado no Outro Lado da Flórida

Everglades City

Já contei aqui no blog sobre nossas férias nos Estados Unidos, em Janeiro/Fevereiro de 2015. Pois assim que as aulas do intercâmbio terminaram nós pegamos a estrada e cruzamos a Florida no sentido Leste-Oeste com a intenção de visitar as praias do Golfo do México, famosas por suas areias brancas e macias. Mas antes de chegarmos as praias, uma paradinha estratégica no Big Cypress Welcome Center e em Everglades City.

Nosso Roteiro Fort-Lauderdale – Naples

Nós tínhamos 2 opções de trajeto, a Rodovia I-75 e a 41. A diferença entre as duas é que a 41 é mais roots e menor. Já a I-75 é daquelas rodovias enormes, bem pavimentadas e com pedágio. Ambas cortam o Parque Nacional dos Everglades e o do Big Cypress e como estávamos com as crianças, eu resolvi fazer um pouco das duas.

I-75 em Direção à Naples

Pedágio na I-75

Partimos de Fort Lauderdale e pegamos a I-75, super bem sinalizada e com a grata surpresa de vermos mais de 100 jacarés no caminho. Nem preciso dizer que foi uma diversão que manteve as crianças (e o marido) ocupados todo o tempo. Gente, eu vi mais jacarés nessa estrada do que no passeio de airboat que eu fiz perto de Fort Lauderdale (por sinal, uma droga, só vi 2 jacarés que pareciam nem estarem vivos). Nós paramos de contar quando chegamos a 100! Eles ficavam “lagarteando” ao sol, na beira d’água e pertinho da rodovia.

Atravessando a Florida pela I-75

Jacarés dos Everglades

Mais Jacarés nos Everglades

O plano era pegarmos dobrarmos à esquerda na estrada 29 em direção ao Welcome Center do Big Cypress National Preserve Park. Lá fica a sede com uma infra-estrutura básica de banheiros, área de picnic, lojinha e uma passarela sob as águas de onde pode-se observar jacarés e manatees (peixe-boi).

Chegando ao Big Cypress National Preserve

Território de Panteras!

Assim que chegamos fomos recepcionados por uma senhora super simpática que era igual a Meryl Streep(!), ela nos explicou sobre o parque e foi muito querida com as meninas. Também dividimos a passarela com um casal Amish que as meninas disseram parecerem sair de um filme. E não é verdade?

A Guarda-Parque que era a cara da Meryl Streep

Casal Amish na Passarela de Observação

Ficamos quase uma hora por ali, chegamos a ver um jacaré e um manatee bem tímido e difícil de fotografar. Depois pegamos a estrada novamente em direção a Everglades City, uma cidade pequena mas bem tradicional, construída às margens do Barron River em 1864 e com cerca de 500 habitantes. Nosso plano era almoçar no restaurante Rod & Gun, o maior (e mais famoso) restaurante/hotel na cidade.

Manatee na Sede do Big Cypress National Preserve

Jacaré no Big Cypress Nationa Preserve

Para nossa (grata) supresa, havia um festival na cidade naquele final de semana, com música ao vivo e uma feira do tipo que vemos em filmes, com parque de diversões, roda-gigante, sorvete e muitas atrações. Era o Festival de Frutos do Mar celebrado com muita comida, música e diversão na “Capital do Stone Crab (caranguejo das pedras) da Florida”.

Festival em Everglade City

IMG_1112-001 O primeiro festival na cidade aconteceu em 1970 com o objetivo de arrecadar fundos para causas locais, tais como melhorias no parquinho da cidade ou bolsas de estudo para estudantes carentes da cidade.

IMG_1109 IMG_1114

É até difícil descrever nossa emoção ao andar por entre a feira. Tivemos tanta sorte de estar lá justamente naquele dia que deve ter sido “o acontecimento” da cidade e da região.  A sensação era de estarmos em um filme antigo, de termos voltado no tempo. Nem preciso dizer que nos divertimos muito e tirei um milhão de fotografias… tinha cada figura por lá!

Mas por maior que fossa a “muvuca”, não vimos qualquer sinal de desordem ou bebedeira. Todos pareciam estar se divertindo genuinamente. Tudo muito saudável!

Depois de uma voltinha rápida para vermos o movimento fomos direto ao restaurante Rod & Gun, recomendado pelo TripAdvisor como o nº 1 da cidade. O restaurante é também um pequeno hotel e um clube de caça e pesca tradicional na cidade. O cardápio era bem restrito e acabamos pedindo hamburguers e refrigerantes. Em Roma, como os Romanos, não?

Restaurante Rod & Gun em Everglade City

IMG_1097 IMG_1116

O dia estava lindo e agradável, depois do almoço passeamos muito, começando pelas margens do rio e seguindo até o parque de diversões. Tomamos sorvete, jogamos tiro ao alvo, assistimos a um show de música country, passeamos entre as bancas de comida e artesanato e depois voltamos ao Rod & Gun para aquela parada estratégica.

Hamburguer no Rod & Gun

Rod & Gun

Tomamos um café e aproveitamos para conhecer um pouco das instalações do hotel que mais parecia um saloon do velho oeste. Eu adoraria ter pernoitado ali só para ficar ouvindo as estórias de pescador dos frequentadores.

IMG_1078 IMG_1084

Ficamos bastante tempo e no final da tarde pegamos a estrada novament em direção a linda cidade de Naples. Mas esse é assunto para o próximo post!

Veja todas as nossas dicas da Florida aqui e para saber mais sobre nosso Intercâmbio em Família, clique aqui.

Para ver nossa sugestão de roteiro de 7 dias em Miami, clique aqui. Aproveite e curta nossas redes sociais clicando nos botões abaixo.

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

Um Comentário:

1. Um grande evento “familiar” e do interior, tipicamente americano.