Exposição Brennand Porto Alegre

Exposição brennand porto alegre

Adão e Eva

Semana passada fui visitar a mostra Francisco Brennand – Senhor da várzea, da argila e do fogo, que pela primeira vez tem seu trabalho exposto em Porto Alegre. Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição chegou à cidade como parte da celebração dos 15 anos de existência do Santander Cultural e reúne 84 obras, divididas em quatro vertentes: o teatro das representações mitológicas, o corpo em transmutação interior, os frutos da terra e as vítimas históricas.  A mostra inclui as obras Adão e Eva, produzidas em cerâmica vitrificada, até então inéditas em exposições públicas.

Exposição brennand porto alegre

Além das obras, fotos do ateliê

Pernambucano de nascimento, Francisco Brennand fez de um antigo engenho às margens do Rio Capiberibe, em Recife, seu ateliê, onde cria há mais de 40 anos um enorme museu a céu aberto cercado por muralhas. Suas obras, em sua maioria esculturas de cerâmica, impressionam por suas formas curiosas e de caráter fantástico e ficam espalhadas pelos 14 mil metros quadrados do antigo engenho transformado em fábrica de cerâmica de seu pai, Ricardo de Almeida Brennand.

Exposição brennand porto alegre
Foi lá, a 30 quilômetros do centro de Recife, que o artista começou a erguer, em 1971, a Oficina Cerâmica e o Parque das Esculturas Francisco Brennand.

Exposição brennand porto alegre
Com 89 anos de idade, o artista ainda tem energia para criar, mas não mais para viajar.  Disse em entrevista ao Jornal Zero Hora que o sul o fascina e que seu pai admirava muito o sotaque gaúcho carregado nos erres e esses. Em seu lugar vieram suas duas filhas Maria da Conceição e Maria Helena Brennand para representá-lo na inauguração da exposição.

Exposição brennand porto alegre

Guias da instituição orientam e ensinam os visitantes

Influenciado por artistas de sua geração, Brennand iniciou sua carreira como pintor e somente começou a trabalhar com esculturas a partir de 1971, sem nunca, no entanto, parar de pintar.

Exposição brennand porto alegre
Aproveite a visita e desça até o subsolo pela linda escada ao centro do salão principal, para conhecer o charmoso Café do Cofre e descansar enquanto aprecia um Chai ou um Cappuccino. Você vai adorar!

Serviço:

Francisco Brennand – Senhor da várzea, da argila e do fogo
Onde: Santander Cultural (Sete de Setembro, 1.028, na Praça da Alfândega), em Porto Alegre
Fone: (51) 3287-5500
Quando:  de terça a sábado, das 10h às 19h, e domingo, das 13h às 19h. Fechado nos feriados. Até 4 de setembro. Entrada gratuita.

Leia mais sobre o Santander Cultural aqui
Veja outras atrações  em Porto Alegre aqui
Leia aqui sobre Cafés e Padarias imperdíveis em Porto Alegre

12 Comments:

  1. Só esclarecendo aos que comentaram aqui: temos em Recife a Oficina de Francisco Brennand, a que o post faz referência, um belíssimo espaço onde se encontram essas e outras obras, e o Instituto Ricardo Brennand, um museu que funciona num castelo e abriga grande coleção de armas antigas e outras obras. Os dois espaços funcionam no bairro da Várzea, mas são museus distintos.

  2. Ótima dica!

    Eu tenho que ir para o centro de POA na próxima semana. Vou tentar visitar.

    Beijos

  3. Que exposição legal! Eu tenho muita vontade de conhecer o museu lá em Pernambuco, mas desanimei quando passei pela cidade com meu filho, fiquei com medo dele ficar entediado e não deixar a gente ver a exposição… adorei as fotos, que legal que foi prestigiar! Bjs!

  4. que lindeza! Muitos suspiros para Brennand e sua obra, e suas fotos também :)

  5. Se tivesse pertinho iria assim…voando. Super lega. Fotos lindas! Adorei.

  6. O lugar já vale a visita pois é lindíssimo e além disso com mostra de Brennand. ótima dica e fotos.

  7. Adorei o post! Essa exposição parece ótima! também tenho o Instituto Brennand na minha wishlist!!

  8. Cláudia, que dica super bacana de POA… tenho muita vontade de visitar o Instituto Brennand no Recife. Adorei o relato e as fotos!

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*