Inspiração! 10 Livros para Viajar

leitura

Imagem: Tumblr

Livros são ótimos companheiros, nos levam a lugares distantes, preenchem momentos de solidão, educam, nos fazem sonhar e, muitas vezes, viajar. Eu sou uma leitora ávida que, desde muito cedo, vasculhava bibliotecas, livrarias e sebos em busca da companhia perfeita.

Alguns livros marcaram época na minha vida e outros ainda estão na lista de desejos. Muitos competem entre si por atenção e tempo (eu adoro ler mais de um ao mesmo tempo, conforme meu humor!) e outros merecem destaque absoluto. Dentre estes, listei aqueles que mais me inspiraram até hoje e compartilho aqui com vocês 10 Livros para Viajar, para o caso de também buscarem diversão, informação e muita, muita inspiração:

 Sem título

Cem Dias Entre o Céu e o Mar – Amir Klink

O livro conta a incrível aventura do velejador que fez a primeira travessia do Atlântico Sul em barco a remo, sozinho, em 1984. É uma leitura leve, gostosa e muito inspiradora que mostra toda a coragem e determinação de Amir, desde a concepção do projeto até sua chegada vitoriosa. Se fosse ficção seria uma estória fantástica. Sendo verídica e contemporânea fica ainda mais fascinante. Ótima leitura para antes, durante ou depois de uma viagem.

As Viagens

As viagens mais fantásticas do mundo – Anna Maria Quirino

Este livro é para inspirar e também para enfeitar. Fica lindo sobre uma mesa de centro, na sala de estar e serve para buscarmos inspiração quando o dia está difícil. Mostra destinos pouco explorados, lugares históricos, maravilhas da natureza, arte e cultura. Fotos lindas, lugares distantes e pouco conhecidos vistos através de um olhar apaixonado pelo nosso planeta Terra.

Um Ano

Um Ano na Provence – Peter Mayle

Perfeita companhia para quem quer leveza e inspiração. Conta com muito bom humor a história real do ex-publicitário que larga tudo na Inglaterra para recomeçar a vida em outro país junto com sua esposa. O local esolhido foi, no caso, o sul da França. Excelente escolha também para quem aprecia os prazeres da mesa, já que o autor descreve com riqueza de detalhes suas aventuras gastronômicas rodeadas de cheiros e cores característicos da região. Uma delícia de livro!

Veneza

Veneza – Jan Morris

Apesar de antigo, este livro é atemporal. A autora é referência no assunto viagens e, para quem não sabe, nasceu Jean Morris quando, na metade da vida, fez uma cirurgia de mudança de sexo. Sabendo disso entende-se o ar feminino e delicado do livro que, como a autora mesmo escreve no preâmbulo: “…Era um retrato subjetivo, romântico, impressionista, não tanto de uma cidade mas de uma experiência”. Pura inspiração!

Um Lugar

Um Lugar na Janela – Martha Medeiros

Um livro no melhor estilo Martha Medeiros: perfeitamente despretensioso e profundamente leve :-). Aqui ela faz relatos de algumas de suas viagens pelo Brasil e pelo mundo. Viagens essas de todos os jeitos: em albergues, hotéis caros, sozinha, acompanhada, com a filha… Neste livro tem uma frase que me acompanha desde então e que define exatamente como eu me sinto em relação às viagens: “Comprometer-se com o encantamento contínuo pela vida, não impede desconfortos do coração, dívidas com o banco ou conflitos familiares, mas dá uma trégua para a alma.” Não dá para não ler!

grandes viagens

Grandes Viagens – Conheça As Mais Espetaculares Rotas do Mundo

Uma das minhas fontes favoritas de inspiração, mostra viagens extraordinárias de pessoas famosas, que marcaram época e que tiveram grande importância no mundo, tais como Vasco da Gama, Alexandre o Grande e Che Guevara. Também mostra rotas de personagens fictícios, tudo mesclado com informações bem práticas, ao estilo Lonely Planet. Dá aquela vontade de abrir o livro em uma página aleatória e correr para o aeroporto.

VLE

Viajo Logo Existo – 1 ano na estrada! Leonardo e Raquel Spencer

A primeira publicação do casal de blogueiros aventureiros que largou a vida na cidade para percorrer o mundo de carro. A inspiração aqui ocorre de diversas maneiras, seja pelo espírito aventureiro do casal, pelas fotos incríveis ou pela iniciativa de custear o livro através de crowdsourcing (plataforma de financiamento coletivo). Energia pura em forma de livro!

Jovem

Jovem o Suficiente – Felipe Sant’Ana Pereira

Uma pérola, onde o brasileiro de 19 anos Felipe Sant’Ana conta sobre sua viagem de volta ao mundo fotografando e entrevistando crianças de diversos países durante 1 ano e meio. Mais que fotos e entrevistas, o livro registra a persistência de Felipe, que insistiu em manter o sonho de infância que ele e um amigo tinham. O amigo desistiu, mas Felipe foi em frente e o resultado foi esse emocionante relato.

Peregrina

Peregrina de Araque – Mariana Kalil

Perfeito para ser lido em uma tarde à beira da praia ou piscina ao lado de um drink colorido, Peregrina de Araque traz leveza e bom humor ao narrar momentos que são bastante familiares para quem já viajou em grupo. Mariana descreve sua experiência ao acompanhar, à trabalho, um grupo de 35 pessoas que fariam uma peregrinação religiosa para o Egito, Jordânia e Israel. Conhecida dos gaúchos, a jornalista e blogueira tem um jeito peculiar de escrever que acabou cativando um público fiel ao seu estilo, autêntico e nada afetado.

laowai

Laowai – Sonia Bridi

Este livro é especial, para mim. Li em um momento de vida que enfrentava algumas dificuldades que pareciam enormes. Quando terminei o livro minha perspectiva havia mudado completamente. A jornalista Sonia Bridi relata sua aventura ao ser transferida para a China junto com a família, em 2005, com a missão de montar a primeira base da TV Globo no oriente. Os perrengues que enfrentaram literalmente do outro lado do mundo faz o leitor rever alguns de seus conceitos mais arraigados sobre o nosso cotidiano, facilidades e dificuldades. Uma lição de vida!

Então, curtiram as indicações? Tem alguma outra dica para a gente? Deixe aí nos comentários!

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

Um Comentário:

  1. Alguns já li, outros não, mas amo livros de viagem. Foi bom ver o da Sonia Bridi na lista, quero reler, com calma (li num momento muito atribulado)! Ótimas dicas, querida! BjO!!

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*