Pátmos – Grécia

São João, o Teólogo, apóstolo e evangelista, inspirou-se para escrever o Livro do Apocalipse durante os dois anos de exílio que passou em Patmos, após chegar ali em 95 d.C. A pequena caverna onde ele escutou a voz de Deus (hoje a Gruta Sagrada) situa-se no centro do Mosteiro do Apocalipse. Dali São João teria tido várias visões e com outra voz que não a sua teria ditado o livro do Apocalipse a seu pupilo.

 

A Gruta é simples, porém decorada com alguns poucos “frescoes” e quadros do tipo ícones, da igreja ortodoxa grega. Uma das telas, em particular, me chamou muito a atenção. Foi aquela que mostra Santa Ana e sua filha, a Virgem Maria, ainda criança em seu colo, lhe oferecendo uma flor.

Santa Ana e Nossa Senhora Criança – Reprodução estilizada

Fiquei tão tocada com a imagem que percorri muitas lojas nas ilhas que visitamos depois atrás de um quadrinho com a reprodução da mesma. E adivinhem só? Encontramos em Rodes, para minha felicidade. Hoje guardo o quadrinho com carinho em nosso relicário e é um símbolo da forte ligação entre mãe e filha, que eu também tenho com a Manoela.

Monastério de São João

A Gruta do Apocalipse não é a única atração de Patmos. O Monasterio de São João é uma construção histórica impressionante pelo seu formato e tamanho e abriga lá, além da Igreja rica em pinturas típicas da igreja ortodoxa, um museu, repleto de obras incríveis, tais como livros sagrados antiquiquíssimos e muito bem conservados, além de telas, vestuário, mobiliário, entre outras peças.

Além do monastério, a ilha em si é uma graça. A começar pelo bucólico porto e o centrinho de Skala (Abaixo).

Uma bela visita para quem vai na Turquia também, já que a ilha de Patmos está mais próxima da costa Turca do que da Grega hoje em dia.

Vista a partir do Monastério

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

12 Comments:

  1. Patmos, lugar escolhido por DEUS para através de São João, enviar mensagens de encorajamento aos Cristãos perseguidos pelo império romano nas sete Comunidades da Ásia, cujos escritos ou Cartas são hoje as Sagradas Escrituras (Livro do Apocalipse),parabéns pelas fotos belíssimas, um grande abraço e a paz de CRISTO.Ass: Fernando.

  2. Lugar bonito, mas mas quantos filhos você tem Claudia?

    Parece que te uma menina já.

    Fique com Deus, menina Claudia Bins.
    Um abraço.

  3. Queridas amigas,

    Obrigada por todos os votos e comentários carinhosos! Fiquei fora no feriado mas hoje quero visitar todos(as) e deixar meu carinho. Beijo grande e uma ótima semana!

  4. Lugar interessante, de uma riqueza cultural fantástica.
    Tenha uma boa semana, e não coma muito chocolate, hein, rsrsrs.

    Beijos

  5. Claudia Bins,
    Que maravilha a Grécia e Turquia.
    Belíssima pintura que simboliza o amor imortal entre mãe e filha.
    Lindas as fotos, como sempre.

    Desejo para você e toda sua família, uma Páscoa de muita paz, saúde, alegrias e sobretudo, amor incondicional.

    Beijos mil

  6. Querida Cacau,

    Hoje vim aqui para desejar uma Feliz Páscoa e que a esperança, o perdão e o amor estejam sempre presente na sua vida e de todos da sua família. Um grande abraço!

  7. Querida Cacau,

    Hoje vim aqui para desejar uma Feliz Páscoa e que a esperança, o perdão e o amor estejam sempre presente na sua vida e de todos da sua família. Um grande abraço!

  8. Claudia, parabéns pela Juliana.

    Uma Feliz e Santa Páscoa.
    Que a presença de Cristo ressuscitado faça morada em seu coração, em sua vida.

    Um beijo

  9. Esse final de semana vai ser mais prolongado e, dessa forma, além de passar por aqui desejando uma maravilhosa páscoa, quero deixar um cartão da voxcard como carinho:

    http://voxcards.ig.com.br/cards/cartao.aspx?c=98590

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

  10. Mais uma vez sinto viajar em pensamentos quando leio teus posts. Que lugar lindo!
    ah e quanto ao quadro de Nossa Senhora é perfeito e emocionante de se apreciar. Parabéns, tenho recomendado teu blog para minhas pacientes que também gostam de se aventurar por este mundo.
    Super beijo e uma feliz Pácoa para vocês!
    Bjs
    karla

  11. Cacu desde ontem que não consigo comemtar em seu blog…aparece uma mensagem dizendo que excedi o tempo…eu ein!
    Bem, mas que lindo amarelo vc colocou! e ainda achava difícil? Lindo lugar…aliás a Grécia é um desses lugares que sonho em conhecer, Grécia e Turquia.
    E estou tão feliz por vir mais uma linda menina dessa barriguinha! Que a Juliana venha cheia de luz, amor, delicadeza e traga muitas alegrias a vcs!
    felicidades querida amiga! Olha, semana que vem, é rosa…e vc vai estar inspirada pela Juliana!
    Beijos

  12. Cacau:
    De fato: entre mãe e filha há aqueles fios invisíveis que nunca arrebentam, porque já nascem perenes.
    Beijos

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*