Porque Viajar com Crianças?

Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves/RS

Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves/RS

Que eu amo viajar todos já sabem, mas o que pouca gente sabe é que eu relutei muito até começar a levar as crianças conosco nas viagens. Comecei aos poucos, indo para destinos próximos em viagens de carro, praias de preferência, durante o verão.

Angra dos Reis, RJ

Angra dos Reis, RJ

Grand Cayman, Caribe

Grand Cayman, Caribe

Alugávamos uma casa ou ficávamos em um hotel tipo resort, bem confortável, minimizando qualquer possibilidade de problemas ou imprevistos.

Colonia del Sacramento/Uruguay

Colonia del Sacramento/Uruguay

Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado, Rio Grande do Sul

Museu Inhotim, Minas Gerais

Museu Inhotim, Minas Gerais

No meu antigo conceito, viajar era percorrer exaustivamente os percursos, não ter hora para nada, escrutinar o destino, conhecer tudo que fosse possível naquele período de tempo. Daí chegou a Manoela e, como os filhos fazem, mudou nossa vida. Só que para muito melhor!

Florianópolis, Santa Catarina

Florianópolis, Santa Catarina

Santa Catarina

Santa Catarina

Pouco a pouco, fui criando coragem de levá-la junto. Manoela nasceu prematura e foi preciso muito cuidado com ela nos primeiros meses. Com 6 meses ela já era bem fofinha e saudável e, com 9 meses, nós viajamos de carro de Porto Alegre a Florianópolis, onde alugamos uma casa pertinho da praia. Foi nossa primeira vez na estrada com a bebê.

Uruguay

Uruguay

Ilha de Itaparica, Bahia

Ilha de Itaparica, Bahia

Itaparica, Bahia

Itaparica, Bahia

A partir daí, fomos aumentando o percurso e a forma de viajar. Manoela e Juliana já visitaram 7 países e um sem número de cidades no Brasil. Já fizeram viagem de navio, andaram de barco, conheceram a neve, subiram montanha e fizeram trilhas ecológicas. Pergunte a elas o que mais gostam em uma viagem e a resposta é sempre a mesma: “Ficar o tempo todo com minha família, visitar cafés e museus”.  Elas a-do-ram museus…

Navio Disney Wonder, Estados Unidos

Navio Disney Wonder, Estados Unidos

Cozumel, México

Cozumel, México

Valle Nevado, Chile

Valle Nevado, Chile

Eu me emociono toda vez que escuto isso, impossível não perceber que ela absorveu o espírito que nos move em primeiro lugar, ao levá-las junto conosco: sair da rotina, ficar juntos o tempo todo, aumentar nosso vínculo, conhecer-nos melhor ao mesmo tempo que apresentamos o mundo a elas. Desde muito cedo elas conheceram o desconforto de ficar horas esperando em aeroportos, estações, aviões… a vida não é só feita de coisas boas. Para cada escolha uma renúncia e desconforto faz parte da viagem sim. Mas o que ganhamos, em compensação, para a vida toda, não tem preço.

Soltando Pipa em Miami, Estados Unidos

Soltando Pipa em Miami, Estados Unidos

Orlando, Estados Unidos

Orlando, Estados Unidos

E elas já sabem disso… e ainda assim amam tanto quanto nós! A mensagem que vem junto com a experiência de uma viagem é a de que, sim existem dificuldades, mas nós vamos superá-las juntos. O prazer de conhecer o mundo através dos olhos encantados dos filhos é muito maior que o trabalho de cuidar de tudo para que os perrengues não aconteçam ou, na pior das hipóteses, sejam minimizados.

Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu, Paraná

Museu de Ciências, Miami

Museu de Ciências, Miami

Só para deixar claro, eu tenho muita consciência que nem todos dispões de recursos para utilizar em uma viagem. Existem outras prioridades básicas que devem ser supridas, sem sombra de dúvida. Mas mesmo com poucos recursos é possível exercitar o turismo, os passeios, o olhar aberto para o novo em sua própria cidade. Nós somos fãs de passeios em Porto Alegre, onde moramos. Vide a sessão Porto Alegre Tem aqui no blog. Vivo descobrindo lugares para visitarmos nos finais de semana. Lugares que, em sua grande maioria, são grátis! Aqui em Porto Alegre temos o passe livre em alguns finais de semana, então o acesso à cultura e a diversão é para quem tem vontade de fazer algo diferente, ainda que com poucos recursos. Mas afinal, para quem puder, fica então a pergunta:

Porque viajar com crianças?

Porque em todos os lugares do mundo onde iremos, lá também existirão crianças. Porque o enriquecimento cultural, geográfico, artístico, humano que proporcionarmos a elas irá ajudá-las e acompanhá-las para sempre, em todos os aspectos de sua vida. Porque o prazer de descobrir coisas novas, em família se multiplica. Porque temos a oportunidade de conhecermos melhor aquelas pessoinhas que crescem rápido demais e nos ensinam todos os dias, em todas as ocasiões, que é preciso desacelerar e prestar atenção nelas. Porque elas tem 10, 12 anos para serem crianças… e o resto da vida para lembrar do que fizeram nessa época.  Crie lembranças inesquecíveis!

Encontro com o Mickey no Navio Disney Wonder

Encontro com o Mickey no Navio Disney Wonder

E você, leva suas crianças para viajar? Conta pra gente aí nos comentários!

Nós temos muitas dicas de como viajar com crianças. Veja aqui. E para acompanhar de perto nossas aventuras, siga nossas redes sociais clicando nos botões abaixo.

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

Um Comentário:

  1. Uma marca indelével nesses corações. Qual crianças não guardará uma recordação dessas?

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*