Praia do Rosa: Pousadas, Restaurantes e Baleias

Praia do Rosa

Baleia Franca – Foto: SeaShepherd.org.br

As Baleias

Durante os meses de inverno, no sul do Brasil, entre julho e novembro, as baleias francas fogem do frio do hemisfério norte e vem para o litoral de Santa Catarina em busca de águas mais quentes para reproduzir e amamentar seus filhotes.

Praia do Rosa

Baleia Franca e Filhote. Créditos: Projeto Baleia Franca

Os filhotes já nascem com cerca de 5 metros de comprimento, o que torna bem possível avistá-los também. Já as baleias adultas podem atingir cerca de 17 metros. Segundo o Ibama, a espécie está estabilizada, após longo período de caça predatória. Mas ainda assim continua na lista dos animais ameaçados de extinção e estima que existam cerca de somente 7000 indivíduos no planeta.

Praia do Rosa

Praia do Rosa vista do Solar Mirador

A Praia do Rosa

Distante cerca de 90 km de Florianópolis, a Praia do Rosa é muito frequentada por gaúchos e catarinenses que curtem o ambiente mais rústico e as praias com boas ondas para surf. Por muitos anos o acesso à Praia do Rosa era bastante desafiador já que não havia pavimentação nas ruas e, pela geografia acidentada da região com morros e pedras, muitos visitantes acabavam optando por andar à pé ou usando carros e motos mais adequados. Ainda assim muita gente frequentava e a Praia do Rosa ficou conhecida pela gente bonita, festas e surf.

Atmosfera roots do Rosa

Hoje em dia o acesso às principais pousadas e restaurantes está pavimentado, facilitando muito o trânsito de veículos. A Praia do Rosa oferece um sem número de opções de pousadas e restaurantes de excelete qualidade. A Praia do Rosa está dividida em Rosa Norte e Rosa Sul, onde o Norte tem águas mais agitadas e propícias ao surf. No Sul a praia é mais tranquila mas também rola surf. No meio da Praia, a Lagoa do Rosa, que é um oásis para as famílias com crianças. As águas limpas e tépidas, cercadas por areia fofa fazem a festa das crianças pequenas e de quem quer tranquilidade.

Praia do Rosa

Lagoa do Rosa

Praia do Rosa

Pavimentação no Caminho do Rei

20150815_102223

A Lagoa fica aos pés da Pousada Solar Mirador, que oferece aos seus hóspedes serviço de barquinho para atravessá-la e chegar até a praia. A Tatiana do Blog Destino Mundo Afora estava hospedada lá e conta aqui sua experiência. Falando em Pousadas na Praia do Rosa, ficamos hospedados na Hospedaria das Brisas, onde fica também o restaurante Refúgio do Pescador, uma pousada encantadora com casinhas individuais em frente ao restaurante. Contamos tudo sobre nossa estada aqui.

Praia do Rosa

Hospedaria das Brisas

A Trilha

A melhor forma de tentar avistar as baleias é entrar em contato com a recepção da pousada. Eles indicam um(a) biólogo(a) que faz o monitoramento e conduz grupos às trilhas e locais onde as baleias estão naquele dia. Nós estávamos em um evento sobre vinhos na pousada Village Praia do Rosa quando combinamos com a bióloga que estava lá para fazermos uma trilha no dia seguinte. Para saber sobre o Village Praia do Rosa, as meninas do blog Marola com Carambola tem um post excelente aqui.

IMG_6490

No dia combinado as baleias foram avistadas na Praia de Ibiraquera e podíamos fazer a Trilha da Praia do Luz para, do alto do morro, tentar avistá-las. Saímos em direção à praia, por dentro da pousada Village Praia do Rosa. Viramos à direita, uma vez na praia e seguimos em frente, subindo o morro até chegarmos ao topo, já do lado da Barra de Ibiraquera.

Praia do Rosa

Trilha da Praia do Luz

Praia do Rosa

Vista para a Praia de Ibiraquera

Paisagem bucólica e um visual lindo, bem típico do litoral catarinense, só o passeio já vale a pena. Com o auxílio de binóculos conseguimos avistar uma baleia, bem ao longe. Pena que não aparece nas fotos… A bióloga nos contou que há pouco tempo atrás era possível fazer passeios de barco para vermos as baleias mais de perto, mas que por uma ação judicial os passeios estavam interrompidos.

Praia do Rosa

Olhando as Baleias lá ao fundo

Nossa visita foi à convite do Clube do Vinho da Praia do Rosa, como parte do evento Agosto Del Vino. Durante o evento, alguns restaurantes e pousadas tem programação especial com gastronomia, harmonização de vinhos e workshops. Por conta disso, tivemos oportunidade de visitar outras pousadas e restaurantes, todos de excelente qualidade. Almoçamos divinamente no Bistrô Pedra da Vigia e contamos aqui. O Bistrô é parte da pousada Regina Guest House, no Caminho do Rei. A pousada é muito charmosa e foi construída onde antes era um antigo engenho de mandioca.

Praia do Rosa

Regina Guest House

Jantamos no Restaurante Tigre Asiático na primeira noite da visita e foi uma experiência fantástica. Eu, simplesmente, adorei a comida e o ambiente do restaurante, lindamente decorado com objetos trazidos da Tailândia e de Bali, pela proprietária Márcia. Conto tudo sobre nosso jantar aqui.

Praia do Rosa

Restaurante Tigre Asiático

No último dia visitamos o Solar Mirador, antes de voltarmos para casa e ficou uma vontade enorme de voltar lá. Decididamente a Praia do Rosa entrou para minha lista de destinos imperdíveis no Brasil. Não vejo a hora de voltar lá! :-)

E você, tem alguma dica de Santa Catarina para compartilhar com a gente? Deixe aí nos comentários.

Já segue o blog nas redes sociais? É só clicar aí nos botões abaixo e você vai ficar por dentro de todas as novidades. Abraço e volte sempre!

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

Um Comentário:

  1. Pingback: Praia do Rosa: dicas de hospedagem, restaurantes e passeios | Mezzo Mondo - RSbloggers

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*