Saint Denis – França

SaintDenisBasilica-001

Saint Denis (ou São Dionísio) é um santo e mártir cristão. No século III ele foi Bispo (talvez o primeiro) de Paris e ficou conhecido posteriormente como Patrono de Paris.

Seu martírio se deu em aproximadamente 250 DC e foi assim, segundo a lenda: Foi condenado à morte por decapitação pelos sacerdotes pagãos. Foi decapitado no monte mais alto de Paris (Montmartre – monte dos mártires), onde dizem existia um local de adoração pagão. De acordo com a lenda, depois de ser decapitado, Saint Denis abaixou-se, pegou sua própria cabeça e saiu andando, por 2 milhas, pregando o evangelho ao longo de todo o caminho… No lugar onde parou e, de fato, morreu, foi erguido um pequeno santuário que, mais tarde, virou a Basílica de Saint Denis (Rue d´Alesia metro: Saint-Denis-Porte de Paris), que acabou se tornando o lugar onde estão sepultados os reis da França.

No Pantheon em Paris à esquerda de quem entra tem um mural gigante mostrando a cena descrita acima.

IMG_4055Também, no Portal da Virgem, à esquerda da Notre-Dame, para quem olha de frente, uma das esculturas que emolduram o portal mostra Saint Denis, com a cabeça na mão.

IMG_2920

 Achei bem interessante conhecer mais sobre esse santo francês que demonstrou bem o espírito gaulês. Eu que adoro os quadrinhos do Asterix já fiz a relação imediatamente.

E você, tem alguma curiosidade de Paris para nos contar? Deixe aí nos comentários.

Para mais dicas de Paris, clique aqui.

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

8 Comments:

  1. Cacau, que lindo seu depoimento sobre felicidade lá no blog!
    Adorei…tanta gente está respondendo ao meu chamado!
    E esse post de Puglia, que coisa linda!
    E esse hotel…EU QUERO!!!!!
    Garota,que vidinha ruim essa sua de viajar desse jeito, ein?
    isso é uma das coisas que me fazem feliz tb…viajar, pena que as coisas estão difíceis, mas minha Campanha Paris me Aguarde 2010 continua com força total…pensamentos positivos e muita vontade é o que eu tenho de sobra!
    Beijocas querida!

  2. Nossa acho que queria passar uns 2 meses na Europa!!!
    Fala serio, lá é lindo demais!!!

    Bjos!!!

  3. Cláudia, o que mais me impressiona nesses relatos é a arte que expressa os fatos passados. Lindos.
    Beijos doces e um convite para retornar ao Labirinto quando quiser e ainda viajar na fantasia caminhando com o Caminho dos Contos.

  4. Queridos amigos, é uma história incrível, não? Eu particularmente adoro essas lendas e histórias… enriquecem muito uma visita!

    Abraço,

    Claudia

  5. Que lugar maravilhoso e sua resenha nos faz imaginar quase com precisão cada detalhe do lugar.

  6. Interessante a história, mas imagino como deva ser andar em meio a castelos antigos da lendas que ouvimos (estilo pensar que é um castelo da lenda do Rei Arthur, por exemplo)…

    Fique com Deus, menina Claudia Lins.
    Um abraço.

  7. Nossa que história né, que lenda…!

    Boa noite Lindinha

    Beijos
    Mah

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*