Vinícola Don Giovanni

Vinícola Don Giovanni

Vinícola Don Giovanni

No interior de Bento Gonçalves, RS, visitamos um dos lugares mais charmosos e encantadores que já fui. É a pousada Don Giovanni, em Pinto Bandeira. O lugar é delicioso, uma casa típica dos primeiros colonizadores italianos, com poucos quartos (8 se não me engano) e ares de Toscana. A pousada fica anexa a vinícola de mesmo nome e é atendida pelos proprietários. Aliás, pessoas simpáticas, que atendem como se fôssemos familiares, a tal ponto de, à noite, deixarem as chaves da pousada conosco e irem embora para sua casa em Bento Gonçalves e pela manhã retornam para tomarem café conosco!

IMG_1829

Fomos com minha irmã e cunhado, que assim como a gente, estavam comemorando aniversário de casamento. Passeamos pela propriedade visitando os vinhedos e também conhecemos a vinícola, aprendendo sobre todo seu processo produtivo. Degustamos vinhos e espumantes e o ponto (altíssimo) da viagem foi o jantar na pousada.

IMG_1824 IMG_1855

O restaurante fica na antiga adega da casa, com uma atmosfera deliciosa, todo em pedra, com móveis de ferro e madeira. A comida é dos Deuses e regada a vinho e champagne… uma pedida perfeita para um final de semana à dois. Quando fomos o prato era risoto de alcachofra (plantada ali mesmo). Quando dissemos que estávamos de aniversário de casamento, nos presentearam com um espumante para acompanhar.

IMG_1845 IMG_1846
No outro dia, visitamos os “Caminhos de Pedra”, uma rota turística a cerca de 3 km dali, com casas bem antigas reformadas e transformadas em pontos de venda de queijos diversos, de cabra e ovelha além dos tradicionais, vinhos, sucos de uva, erva-mate, produtos de tecelagem, etc… um passeio encantador, com muitas atrações além das diversas vinícolas no caminho. A paisagem na estrada é deslumbrante e a simpatia dos habitantes e comerciantes locais nos fez voltar pra casa com a certeza de retorno!

IMG_1843IMG_1840IMG_1835
Muito conhecido dos gaúchos, o vale vinhedos é mais famoso que o vale dos vinhos de montanha, que é menor mas muito bonito. A especialidade do segundo são os espumantes e tem menos vinícolas mas é tão charmoso quanto o primeiro, ou mais. Ótimos restaurantes e cantinas espalhados ao longo da estrada, pequenos comércios com queijos e especiarias em casas que convidam a uma visita. Enfim, um passeio delicioso para um final de semana perfeito!

Adoramos nossa visita e a Vinícola Don Giovanni é uma opção excelente de hospedagem na região para quem procura charme e delicadeza. Aviso que as acomodações são bem simples mas a simpatia e o acolhimento são nota 10. A sensação é de estarmos em casa ou visitando parentes. Uma graça, olha aí!

IMG_1851 IMG_1852 IMG_1853

Já leu nosso post contando quando visitamos Os Caminhos de Pedra com as gurias?  E aqui tem todos os posts com dicas da serra gaúcha. Não dá pra perder!

Claudia Bins

Gerente de Projetos, Blogueira de Viagens, Escritora e Editora de Conteúdo, sou apaixonada por minha família, por viagens e livros, fotografia e marketing digital. Viciada em café!

4 Comments:

  1. Estivemos lá. Sem dúvida apreciamos muito aquele lugar.

  2. Ok, vou dar uma olhada nas minhas fotos e te mando. obrigada, bj

  3. Que bom que vc está gostando! Eu estou recebendo várias dicas de amigos e pessoas que me mandam por e-mail… está muito legal!
    Se tiveres algum lugar legal pra visitar, manda que eu publico com o maior prazer! :-)

  4. puxa, Cláudia, tá te puxando nos posts hein? Muito legal as dicas de viagem e as fotos. Dá vontade de conferir tudo de perto. bj

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*